Translate

sexta-feira, 27 de março de 2015

Os videojogos como ferramenta educativa


Vivemos numa sociedade tecnológica que tem repercussões no universo infantil, designadamente nos recursos colocados à sua disposição, quer no plano meramente lúdico quer no plano educacional.

Para além das formas tradicionais de jogo, actualmente, as crianças são confrontadas com outro tipo de actividades desta natureza, ou seja, com outras formas tecnológicas de jogo, como os jogos de computador ou videojogos.

Na idade pré-escolar, o jogo constitui uma actividade lúdica espontânea com carácter de entretenimento, mas também contribui efectivamente para o desenvolvimento psicológico da criança, devendo ser considerado como uma ferramenta na prática pedagógica.

De acordo com a investigação realizada neste âmbito, são diversos os ganhos educacionais na utilização dos jogos de computador, desde que a mesma seja conduzida de uma forma adequada, devendo os pais/educadores estar habilitados a avaliar a qualidade e adequação do software disponível.

A área curricular que mais potencia com a utilização dos jogos de computador é a matemática. 

Foram comprovados diversos benefícios na aquisição desta aprendizagem:


  • Proporciona a resolução de problemas, à interactividade e à motivação intrínseca;
  • Favorece a comunicação entre alunos e entre alunos e professores;
  • Conduz à manipulação de símbolos;
  • Estabelece a correspondência entre diferentes simbólicos;
  • Articula os aspectos declarativos e procedimentais do conhecimento.


Existem vários jogos de computador, disponíveis no mercado português, onde são comprovados estes benefícios, como por exemplo:

Pense Brincando - Colecção 1

Promove a transversalidade das aprendizagens, apresentando vários módulos de actividades relacionadas com diferentes áreas, mas privilegiando em especial o domínio da matemática. Conduz as crianças a explorar e pôr em prática diferentes tipos de estratégias de pensamento, pondo em jogo capacidades de análise, raciocínio lógico, memória visual e auditiva, formulação e testagem de hipóteses.

O Meu Báu dos Brinquedos

É um programa interactivo, com actividades diversificadas ligadas ao quotidiano com instruções claras e de utilização intuitiva. Nos vários módulos deste jogo são exploradas noções matemáticas, sendo possível clarificar quatro níveis de dificuldade na generalidade das actividades.

No Jogo do Quadrado, a criança é convidada a ajudar a bix a arrumar o quadrado colorido, para tal deve completá-lo com os vários grupos de quadrados que se encontram dispostos em diferentes formas, números e cores.
Para a resolução desta tarefa, a criança pode pedir ajuda ao computador.


O Jogo do Quadrado


O jogo apresenta quatro níveis de dificuldade e envia uma mensagem sempre que a criança consegue superar um nível, providenciando o nível de dificuldade seguinte até que atinja todos os níveis.

As potencialidades educativas do jogo do quadrado são variadas: Esta actividade desenvolve as capacidades de raciocínio lógico, contagem dos quadrados, definição das cores, pensamento crítico, descoberta de regras, formulação e testagem de hipóteses, promove a interacção da criança com o conteúdo da tarefa proposta, estimula a criança a discutir com os colegas as suas ideias e predições sobre o que vai acontecer.


A intervenção dos pais/educadores nos jogos de computador é fundamental, uma vez que poderão encorajar a criança sempre que apresente dificuldades em atingir o objectivo, assim como contribuir para uma melhor exploração das actividades e aproveitar situações e interesses desencadeados pela utilização destes programas.