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quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Bullying em Contexto Escolar


O fenómeno Bullying é considerado como uma forma mais frequente de violência juvenil e constitui um grave problema social que comporta graves consequências nas crianças e jovens vítimas desta prática, onde são destacadas, as perturbações psicológicas, o insucesso e absentismo escolar, as dificuldades em estabelecer relacionamentos e homicídio/suicídio, em casos mais graves.

A palavra Bullying traduzida para português como “intimidação” ou “provocação” é de origem inglesa e é definida como “o conjunto de maus tratos, ameaças, coações ou outros actos de intimidação física ou psicológica, exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada fraca e vulnerável”.

Este conjunto de maus tratos ocorre a partir de duas formas, a directa e indirecta:
  • A directa inclui agressões físicas (bater, chutar, tomar pertences) e verbais (apelidar de maneira pejorativa e discriminatória, insultar, constranger);
  • A indirecta provoca mais prejuízo, dado que pode criar traumas irreversíveis. Esta última acontece através de disseminação de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da vítima do seu grupo social.

Até há pouco tempo o Bullying era considerado, pelos professores, educadores, pais e comunidade educacional, como um processo normal e inofensivo que ocorria na escola.

Presentemente o tema é tratado com bastante preocupação, devido à consciência que existe sobre as suas consequências para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens.

O Bullying é um tema que tem suscitado especial atenção, por parte de alguns autores que se dedicam a estudos científicos na tentativa de procurarem entender as suas causas e os seus efeitos.

O primeiro estudo científico sobre o Bullying surgiu nos anos 70 na Noruega pelo pesquisador Dan Olweus da Universidade de Bergen.

Olweus desenvolveu um questionário que aplicou a milhares de crianças e jovens em idade escolar e constatou que em cada sete alunos, um estava envolvido em casos de Bullying.

Com os dados recolhidos Olweus avaliou a natureza e ocorrência das agressões de Bullying e propôs um programa de intervenção ao governo norueguês que envolveu professores a alunos, com o objectivo de consciencializar e prevenir o Bullying em ambiente escolar.

O resultado foi bastante satisfatório com uma redução de 50% dos casos.

Devido ao seu sucesso, outros países como o Reino Unido, Canadá e Portugal, iniciaram campanhas de prevenção com o mesmo objectivo.

As vítimas de Bullying apresentam características muito semelhantes, como a timidez, introversão, sinceridade, inteligência e por norma têm um bom suporte familiar. Como consequência do Bullying as vítimas ficam mais propensas a apresentarem problemas comportamentais e afectivos como a depressão, ansiedade e o suicídio.

Os agressores apresentam problemas emocionais e de aprendizagem, estão insatisfeitos consigo próprios, não têm objectivos para o futuro, têm baixo rendimento escolar, não toleram a frustração e não respeitam as regras de conduta.

Os actos de Bullying são presenciados por várias pessoas, geralmente por outras crianças e jovens que não intervêm por medo de sofrerem represálias.

A escola constitui o contexto privilegiado para a ocorrência deste fenómeno, por se tratar de um espaço onde as crianças e jovens se relacionam com os seus pares e onde passam uma parte significativa do seu tempo.

A comunidade escolar deve estar capacitada para intervir nestes casos, uma vez que desempenha um papel fundamental na transmissão dos saberes.

Esta intervenção poderá passar por sensibilizar os pais, professores, alunos e auxiliares sobre o tema Bullying, assim como denunciar, estabelecer e aplicar regras e sanções para esta prática, identificar e intervir sobre atitudes e comportamentos indesejados, apoiar as vitimas, trabalhar com os alunos sobre as suas consequências, efeitos imediatos e a longo prazo e essencialmente relembrar os valores que devem estar sempre presentes, como o respeito, a solidariedade, a cooperação e a cidadania.