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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conferências Internacionais de Educação de Adultos


As Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEA`s) são conferências intergovernamentais, organizadas pela UNESCO e têm como objectivo debater e avaliar as políticas implementadas no âmbito desta modalidade de educação, assim como traçar as principais directrizes que orientarão as acções neste campo.

A primeira conferência realizou-se em 1949 e a cada 12 anos sucedem-se novas conferências onde são reveladas diferentes preocupações e discutidas várias temáticas no âmbito destas conferências, das quais de destacam:

CONFINTEA I (Dinamarca, 1949) – Título - Educação de Adultos. Temáticas discutidas – os objectivos e conteúdos da Educação de Adultos e questões institucionais e organizacionais aplicadas a esta modalidade de educação. A importância de estimular a curiosidade intelectual e de promover a democratização e a participação dos adultos na educação;

CONFINTEA II (Canadá, 1960) – Título - A Educação de Adultos num Mundo em Transformação. Temáticas discutidas - A educação de pessoas adultas como instrumento de resistência ao totalitarismo e difusão da cultura de paz e incentivo às campanhas de alfabetização nos países considerados “atrasados”. O investimento na Educação de Adultos é defendido como oportunidade para o crescimento económico;

CONFINTEA III (Japão, 1972) – Título - A Educação de Adultos no contexto da Educação ao Longo da Vida. Temáticas discutidas - Educação de Adultos e alfabetização, média e cultura. Emerge um novo tema, a Aprendizagem ao Longo da Vida, influenciado pelo relatório Aprender a ser – a educação do futuro, coordenado por Edgar Faure, publicado naquele mesmo ano;

CONFINTEA IV (Paris, 1985) – Título - O Desenvolvimento de Educação de Adultos: aspectos e tendências. Temáticas discutidas - a Educação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida, o direito a aprender, novas tecnologias da informação e o papel de estados e Organizações não governamentais. A Educação de Adultos é reconhecida pelo seu contributo fundamental na resolução de problemas contemporâneos, na democratização da educação e na concretização da Educação Permanente;

CONFINTEA V (Alemanha, 1997) – Título – Aprender na Idade Adulta: uma Chave para o Século XXI. Temáticas discutidas - Aprendizagem ao Longo da Vida como instrumento de fomento à participação dos cidadãos na promoção do desenvolvimento sustentável com equidade. Reconhecimento da diversidade sociocultural e adopção de perspectiva de género;

CONFINTEA VI (Brasil, 2009) – Título - Viver e Aprender para um Futuro Viável: o poder da Aprendizagem e da Educação de Adultos. Temáticas discutidas – sublinhar a importância da vida educativa em idade adulta, incentivar os compromissos a favor do direito dos adultos à Aprendizagem ao Longo da Vida, promover o intercâmbio de experiências e a cooperação internacional, proceder a recomendações políticas e ao estabelecimento de prioridade para o futuro.