As Conferências Internacionais de Educação de
Adultos (CONFINTEA`s) são conferências intergovernamentais, organizadas pela
UNESCO e têm como objectivo debater e avaliar as políticas implementadas no
âmbito desta modalidade de educação, assim como traçar as principais
directrizes que orientarão as acções neste campo.
A primeira conferência realizou-se em 1949 e a cada
12 anos sucedem-se novas conferências onde são reveladas diferentes
preocupações e discutidas várias temáticas no âmbito destas conferências, das
quais de destacam:
CONFINTEA I (Dinamarca, 1949) – Título - Educação de Adultos. Temáticas
discutidas – os objectivos e conteúdos da Educação de Adultos e questões
institucionais e organizacionais aplicadas a esta modalidade de educação. A
importância de estimular a curiosidade intelectual e de promover a
democratização e a participação dos adultos na educação;
CONFINTEA II (Canadá, 1960) – Título - A Educação de Adultos num Mundo
em Transformação. Temáticas discutidas - A educação de pessoas adultas como
instrumento de resistência ao totalitarismo e difusão da cultura de paz e
incentivo às campanhas de alfabetização nos países considerados “atrasados”. O
investimento na Educação de Adultos é defendido como oportunidade para o
crescimento económico;
CONFINTEA III (Japão, 1972) – Título - A Educação de Adultos no contexto
da Educação ao Longo da Vida. Temáticas discutidas - Educação de Adultos e
alfabetização, média e cultura. Emerge um novo tema, a Aprendizagem ao Longo da
Vida, influenciado pelo relatório Aprender a ser – a educação do futuro,
coordenado por Edgar Faure, publicado naquele mesmo ano;
CONFINTEA IV (Paris, 1985) – Título - O Desenvolvimento de Educação de
Adultos: aspectos e tendências. Temáticas discutidas - a Educação de Adultos e
Aprendizagem ao Longo da Vida, o direito a aprender, novas tecnologias da
informação e o papel de estados e Organizações não governamentais. A Educação
de Adultos é reconhecida pelo seu contributo fundamental na resolução de
problemas contemporâneos, na democratização da educação e na concretização da
Educação Permanente;
CONFINTEA V (Alemanha, 1997) – Título – Aprender na Idade Adulta: uma
Chave para o Século XXI. Temáticas discutidas - Aprendizagem ao Longo da Vida
como instrumento de fomento à participação dos cidadãos na promoção do desenvolvimento
sustentável com equidade. Reconhecimento da diversidade sociocultural e adopção
de perspectiva de género;
CONFINTEA VI (Brasil, 2009) – Título - Viver e Aprender para um Futuro
Viável: o poder da Aprendizagem e da Educação de Adultos. Temáticas discutidas
– sublinhar a importância da vida educativa em idade adulta, incentivar os
compromissos a favor do direito dos adultos à Aprendizagem ao Longo da Vida,
promover o intercâmbio de experiências e a cooperação internacional, proceder a
recomendações políticas e ao estabelecimento de prioridade para o futuro.