O Programa Territórios Educativos de
Intervenção Prioritária (TEIP) tem como objetivo central a prevenção e redução
do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a
promoção do sucesso educativo dos alunos.
Para a sua implementação foram
selecionados agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, localizados em
territórios educativos, social e economicamente desfavorecidos, onde prevalece
a pobreza e a exclusão social (Direção-Geral da Educação).
A violência, a indisciplina, o abandono
e o insucesso escolar são marcantes nestes territórios educativos, motivos que
levaram o governo a adotar medidas educativas, nomeadamente através do
Programa TEIP, para a promoção da integração educacional e social dos alunos mais
fragilizados.
O Programa TEIP, influenciado pelo
programa ZEP (zonas d’education prioritaires), aplicado com sucesso em França,
em 1988, foi criado em 1996 pelo Ministério da Educação, pelo Despacho n.º
147-B/ME/96 que apresenta como linha de orientação a criação de condições que
permitam garantir a educação básica de qualidade e promover o sucesso educativo
de todos os alunos, essencialmente das crianças e jovens que se encontram em
situações de risco de exclusão social e escolar.
As escolas que integram o território
educativo de intervenção prioritária trabalham sobre um projeto educativo que
visa a melhoria da qualidade educativa e a promoção da inovação (Despacho n.º
147-B/ME/96).
Para a sua execução, as escolas contam
com diversos parceiros, entre os quais são destacados, os professores, os
mediadores/animadores, os alunos, o pessoal não docente, as associações de pais
e as autarquias e associações locais.
O projeto educativo contempla como
prioridade principal, a criação de condições para a promoção do sucesso
educativo, especificamente, prevenir o absentismo e abandono escolar, por meio
da diversificação de ofertas formativas, como o recurso a currículos
alternativos que tenham como base as caraterísticas específicas da população
escolar, nas diferentes áreas do conhecimento como a educação ambiental,
artística e tecnológica e do ensino experimental das ciências, aliadas a
atividades culturais, desportivas e de ocupação de tempos livres (Despacho n.º
147-B/ME/96, 1996).
No decorrer dos projetos foram
identificados, em alguns agrupamentos e escolas, várias barreiras para a sua
implementação e funcionalidade, devido à dificuldade na coordenação entre os
serviços, assim como à insuficiência dos recursos e das próprias caraterísticas
dos meios sociais carenciados, situações que foram ultrapassadas, em
articulação com outras escolas e mobilização de parceiros educativos (Soares, n.
d).
O programa foi relançado em 2008/2009,
através do Despacho Normativo nº 55/2008 de 23 de Outubro de 2008, com a
designação de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 2 (TEIP2) e tem
por objetivo principal, para além das medidas já adotadas no TEIP anterior, a
promoção da territorialização de políticas educativas, segundo critérios de
prioridade e discriminação positiva.
Com o Programa TEIP2 é pretendido
capacitar as comunidades educativas, identificadas com problemas de sucesso
educativo, de “instrumentos e recursos que lhes possibilitem congregar esforços
tendentes à criação nas escolas e nos territórios envolventes de condições
geradoras de sucesso escolar e educativo dos alunos” (Despacho normativo n.º
55/2008 de 23 de Outubro de 2008).
Neste sentido, o Programa TEIP2 é
baseado num conjunto de objetivos gerais, definidos no Despacho normativo n.º
55/2008 de 23 de Outubro de 2008, especialmente, na melhoria da qualidade das
aprendizagens e consequentemente no sucesso educativos dos alunos, no combate
ao abandono escolar, na orientação educativa e por conseguinte na transição
qualificada da escola para a vida ativa e na promoção da saúde e do desporto.
No presente despacho são considerados Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, “as escolas ou agrupamentos com elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar, identificados, a partir da análise de indicadores de resultados do sistema educativo e de indicadores sociais dos territórios em que as escolas se inserem” (Despacho normativo nº. 55/2008 de 23 de Outubro de 2008).
No presente despacho são considerados Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, “as escolas ou agrupamentos com elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar, identificados, a partir da análise de indicadores de resultados do sistema educativo e de indicadores sociais dos territórios em que as escolas se inserem” (Despacho normativo nº. 55/2008 de 23 de Outubro de 2008).
Para que os objetivos propostos sejam
concretizados é essencial contar com os parceiros educativos locais,
constituídos pelo tecido institucional público, centros de saúde, serviços de
ação social, centros de emprego, comissões de proteção de menores, instituições
de solidariedade, empresas e a sociedade civil em coordenação com a ação da
escola.
O Agrupamento Vertical de Escolas do Vale
da Amoreira é um caso de sucesso do Programa TEIP, denominado por "Gestão para o Sucesso".
Poderá aceder ao seguinte link para conhecer
melhor o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=u-HVuySn0kY&t=227s
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